Tecnologias sociais

Animador Comunitário

Participação Voluntária

Tem por objetivo capacitar voluntários – pais, mães e jovens – chamados de Animadores Comunitários, de forma participativa e por meio de vivências, procurando maximizar o potencial de liderança para atuarem em suas comunidades. Os animadores são pessoas que se dedicam a ajudar voluntariamente outras famílias, tornando-se agentes de transformação à medida que contribuem para a construção de uma comunidade melhor para se viver.


Olhares em Foco

Educação, Identidade e Advocacy

Utiliza a fotografia participativa como instrumento de debate e reflexão sobre as problemáticas comunitárias, criando nos jovens uma cultura participativa e autônoma em prol do bem estar coletivo. As imagens se tornam um importante instrumento para o debate sobre direitos, cidadania e identidade, além de proporcionar oportunidades de manter relacionamentos, compartilhar conhecimentos, promover a participação na esfera pública e reflexões das identidades pessoais e coletivas.

Aflatoun e Aflateen

Educação Social Financeira

Ajuda-os a pensar de forma crítica sobre direitos e deveres, bem como a obter conhecimentos financeiros e capacidades que lhes permitam fazer melhor uso dos recursos. A educação social lhes ensina cidadania responsável – os fazendo sentir a necessidade de conhecer e de se envolverem nas questões sociais que os afetam. A educação financeira lhes fornece instrumentos de poupança, orçamentos e participação em empreendimentos.O Aflatoun para crianças dos 6 aos 14 anos e Aflateen para jovens de 15 a 18 anos.

Luta pela Paz

Educação, Esporte e Desenvolvimento Pessoal

Para adolescentes e jovens em situação de risco social. Trabalha o desenvolvimento pessoal por meio de 5 pilares: boxe e artes marciais, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil.


Terapia Comunitária

Saúde - Intervenção Psicossocial

É um instrumento de construção de redes solidárias, fundamentado em cinco eixos: pensamento sistêmico, teoria da comunicação, antropologia cultural, pedagogia de Paulo Freire e a resiliência. A metodologia apresenta uma proposta de intervenção psicossocial que tem como objetivos primordiais mobilizar os recursos pessoais e culturais, estabelecer e fortalecer vínculos entre as pessoas.


Casinha de Cultura

Identidade Cultural e Cultura da Criança

Envolve a criança, o adolescente e o jovem na cultura de sua localidade. A descoberta por eles da cultura local como uma riqueza, cria ou fortalece o orgulho de sua origem, reforça a identidade coletiva e individual. Promove o desenvolvimento social, cognitivo e emocional.


CLAVES

Brincando nos fortalecemos em situações difícieis

Uma proposta de prevenção dos maus tratos e da violência sexual por meio de oficinas com crianças e adolescentes e a promoção dos bons tratos.