BRINCA E APRENDE COMIGO

Uma das formas que as crianças têm de descobrir o mundo é por meio do brincar.

Repare bem, uma criança brincando torna-se um(uma) verdadeiro(a) cientista: dá novos sentidos aos objetos, cria histórias e, principalmente, aprende.

Dessa forma, ela desenvolve a criatividade, concentração, memória, aprende sobre regras e cria vínculos de amizade. Por isso, brincar é coisa séria.

Nos últimos anos, os pequenos foram privados de estímulos que favorecessem o seu desenvolvimento socioemocional e bem-estar físico.

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, o seu mundo foi limitado a sua casa e a convivência dos pais/cuidadores.

Soma-se a esse cenário as desigualdades no acesso à tecnologia e à aprendizagem que se tornaram mais evidentes.

Para contribuir com esse momento desafiador, o ChildFund e a The LEGO Foundation lançam em parceria o projeto "Brinca e Aprende Comigo", para apoiar crianças e cuidadores no desenvolvimento de práticas parentais lúdicas. Com a informação correta e capacitação adequada, os pais poderão contribuir de maneira mais efetiva na educação dos seus filhos. Afinal, por meio das brincadeiras, adultos e crianças aprendem e reforçam seus laços afetivos, proporcionando um ambiente mais saudável e feliz para a família.

A iniciativa compreende o valor do brincar como uma atividade de aprendizagem e socialização. Contribuindo também no desenvolvimento intelectual, emocional, motor e afetivo das crianças.

SOBRE O PROJETO

O projeto "Brinca e Aprende Comigo" tem duração de 12 meses e está sendo implementado nos estados de Minas Gerais e Ceará.

A iniciativa é voltada para bebês e crianças de 0 a 8 anos e seus respectivos responsáveis.



TRADUZINDO EM NÚMEROS:

ATIVIDADES ENVOLVIDAS

Promoção de :

  • Brincadeiras para crianças

  • Apoiar pais e cuidadores no desenvolvimento da "Parentalidade Lúdica"

  • Articulação da rede socioassistencial na promoção da "Parentalidade Lúdica"

  • Informação sobre a prevenção da COVID-19 e adesão da vacina.

CONFIRA NOSSOS VÍDEOS: